sábado, 28 de janeiro de 2012

CARROS ELÉTRICOS



São Paulo – A Opel, uma montadora alemã de automóveis, apresentou o Rak E. O carro, feito em parceria com a agência de design Kiksa, faz parte de um projeto de carro elétrico com baixo custo de produção.
Com visual futurista e bem ousado, o novo modelo conceitual da Opel deve ser feito com materiais sintéticos e reciclados sob uma estrutura de aço. Ele também teria um terço do peso usual de carros contemporâneos e uma bateria com autonomia de 98 km.
O veículo não emite poluente e possui apenas dois lugares. O formato vanguardista do Rak E foi inspirado em aviões. Ele tem como objetivo garantir a agilidade em trânsito equivalente a uma moto e o conforto e segurança de um carro. A configuração do carro garante melhor desempenho aerodinâmico e eficiência energética.
O motor de 48 cavalos de potência é elétrico.  Para completar a carga da bateria, basta carregá-lo por três horas. O carro é capaz de atingir a velocidade máxima de 120 km/h em menos de 13 segundos.
A cobertura combina as funções de teto e para-brisa, eoferece uma vista de 270 graus. O volante muda de posição automaticamente quando a cobertura é aberta. Além disso, há como configurar o carro para operar em velocidade máxima de 45 km/h.
Além de um cockpit na área onde o motorista e o carona ficam acomodados, o carro também conta com rodas proeminentes na parte traseira e fácil acesso à região de suspensão, bem como do motor do carro.
Por ser um projeto futurista, o Rak E também pode trazer informações ao motorista por meio de uma tela localizada no painel do veículo. Também faria uso de volantes, item excluído em carros do mesmo estilo, que optam por um joystick em formato manche. Ainda não há previsão de lançamento do Rak E.
FONTE:INFO

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

EXOPLANETAS

A Nasa (agência espacial americana) anunciou nesta quinta-feira (26) a descoberta de 26 novos planetas, que formam 11 sistemas planetários diferentes, fora do Sistema Solar. O achado quase dobra o número de planetas da missão Kepler, que explora desde 2009 o espaço em busca de novos planetas.
Os planetas descobertos orbitam perto de suas estrelas hospedeiras e variam de 1,5 vezes do tamanho do raio da Terra. Quinze deles estão entre a Terra e Netuno no tamanho, mas mais observações devem ser feitas suas estrutura rochosa e gasosa. 


"Antes da missão Kepler, sabíamos de talvez existisse 500 exoplanetas em todo o céu", disse Doug Hudgins, cientista do programa Kepler na sede da NASA em Washington. 



- Agora, em apenas dois anos olhando para um pedaço de céu não muito maior do que seu punho, Kepler descobriu mais de 60 planetas e mais de 2.300 candidatos a planetas. Isto nos diz que a nossa galáxia é positivamente carregada de planetas de todos os tamanhos e órbitas.
FONTE-R7


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

NOTEBOOKS ULTRAFINOS














http://tecnologia.ig.com.br/ces-2012-intel-mostra-notebooks-comandados-por-voz-e-gestos/n1597558816352.html

CARROS ELÉTRICOS





http://carsale.uol.com.br/Novosite/revista/noticias/materia.asp?idnoticia=8643

Nokia investiga possibilidade de carregar equipamentos através da energia solar | IP Jornal

O projeto de investigação da Nokia assente no princípio de encontrar alternativas energéticas eficientes e sustentáveis para carregar os equipamentos móveis, já está concluído. O resultado provou que tal é possível, mas que são muitos os desafios a ultrapassar.
A Nokia está continuamente à procura de soluções mais ecológicas para os seus utilizadores. Este projeto de investigação tinha o intuito não só de medir a viabilidade e a facilidade de carregar os telemóveis através da energia solar, mas também o de perceber até que ponto é possível carregar a bateria de um equipamento móvel quando não há condições de ligação à rede elétrica ou quando as circunstâncias não permitem ligar o telemóvel à corrente.
Para esta investigação a Nokia desenvolveu um protótipo com um painel solar embutido na parte traseira e testou-o em vários ambientes, mais concretamente no Círculo Polar Ártico, no sul da Suécia, no Quénia e no mar Báltico; foram escolhidos locais sem condições de acesso à rede elétrica ou com um acesso limitado.
As conclusões desta investigação mostraram que o carregamento da bateria de um equipamento móvel através de um painel solar embutido é possível, mas que depende de muitos fatores. Quando cuidadosamente colocados ao sol, os protótipos conseguiram armazenar energia suficiente para manter o telefone em standby, com um tempo de conversação muito limitado. Ou seja, ainda há um longo caminho a percorrer no sentido de encontrar uma solução de carregamento eficaz e sem restrições.
O estudo concluiu, igualmente, que apesar das condições climatéricas, da quantidade de sol existente numa dada região; do ângulo da luz e do estilo de vida serem fatores determinantes para a quantidade de energia obtida pelo painel solar, um dos maiores desafios é o tamanho pequeno da parte traseira dos equipamentos móveis onde pode ser colocado o painel solar. É que por ser pequena, limita a capacidade de carregamento.
Para mais informações sobre este projeto, visite o endereço http://solarcharging.nokia.com/
FONTE:IP-JORNAL