segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Nokia investiga possibilidade de carregar equipamentos através da energia solar | IP Jornal

O projeto de investigação da Nokia assente no princípio de encontrar alternativas energéticas eficientes e sustentáveis para carregar os equipamentos móveis, já está concluído. O resultado provou que tal é possível, mas que são muitos os desafios a ultrapassar.
A Nokia está continuamente à procura de soluções mais ecológicas para os seus utilizadores. Este projeto de investigação tinha o intuito não só de medir a viabilidade e a facilidade de carregar os telemóveis através da energia solar, mas também o de perceber até que ponto é possível carregar a bateria de um equipamento móvel quando não há condições de ligação à rede elétrica ou quando as circunstâncias não permitem ligar o telemóvel à corrente.
Para esta investigação a Nokia desenvolveu um protótipo com um painel solar embutido na parte traseira e testou-o em vários ambientes, mais concretamente no Círculo Polar Ártico, no sul da Suécia, no Quénia e no mar Báltico; foram escolhidos locais sem condições de acesso à rede elétrica ou com um acesso limitado.
As conclusões desta investigação mostraram que o carregamento da bateria de um equipamento móvel através de um painel solar embutido é possível, mas que depende de muitos fatores. Quando cuidadosamente colocados ao sol, os protótipos conseguiram armazenar energia suficiente para manter o telefone em standby, com um tempo de conversação muito limitado. Ou seja, ainda há um longo caminho a percorrer no sentido de encontrar uma solução de carregamento eficaz e sem restrições.
O estudo concluiu, igualmente, que apesar das condições climatéricas, da quantidade de sol existente numa dada região; do ângulo da luz e do estilo de vida serem fatores determinantes para a quantidade de energia obtida pelo painel solar, um dos maiores desafios é o tamanho pequeno da parte traseira dos equipamentos móveis onde pode ser colocado o painel solar. É que por ser pequena, limita a capacidade de carregamento.
Para mais informações sobre este projeto, visite o endereço http://solarcharging.nokia.com/
FONTE:IP-JORNAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário